Tuesday, March 03, 2009

Resumo apresentação 09/03/2009

Explicações evolucionistas sobre a mente e o comportamento humanos

por Eulina da Rocha Lordelo (Depto. de Psicologia, UFBA)

Embora a mente e o comportamento humanos tenham sido objeto de interesse e estudo sistemático de Darwin durante sua vida, o pensamento evolucionista sobre a psicologia humana permaneceu dormente durante a maior parte do século 20, ofuscado por outras teorias psicológicas de maior aceitação. O desenvolvimento progressivo e as realizações científicas em campos diversos como etologia, ecologia comportamental, genética do comportamento, paleoantropologia, antropologia evolucionária e sociobiologia e, mais recentemente, a psicologia evolucionista, finalmente estão mudando essa situação, com notáveis avanços, especialmente nos últimos 30 anos.

Uma teoria evolucionista sobre a psicologia humana se fundamenta nos mesmos princípios que valem para a anatomia e fisiologia de qualquer animal: formas que conferiram alguma vantagem em sobrevivência e sucesso reprodutivo ao animal que as possuíam foram passadas à sua prole e se tornaram mais freqüentes com o tempo, eventualmente substituindo suas alternativas. O comportamento é parte essencial do design do animal e está sujeito à seleção natural, como qualquer aspecto da anatomia e fisiologia.

A psicologia evolucionista é o estudo da mente humana, informado pela moderna biologia evolutiva. A psicologia evolucionista não substitui a antropologia ou a sociologia, nem pode ser reduzida à própria biologia. A psicologia evolucionista é o estudo dos mecanismos psicológicos universais que guiam o comportamento, permitindo que os indivíduos entendam o ambiente particular em que vivem e superem as dificuldades inerentes à realização de metas adaptativas, como o que comer, com quem cooperar, como detectar aliados e adversários, encontrar parceiros confiáveis, quanto cuidado devotar aos filhos, entre outros. A psicologia evolucionista pressupõe uma natureza humana universal, mas essa universalidade existe principalmente no nível dos mecanismos psicológicos, e não de comportamentos culturalmente modelados.

A psicologia evolucionista focaliza seu interesse na mente, e menos no comportamento, utilizando a linguagem das ciências cognitivas para descrever os fenômenos do seu campo: mecanismos psicológicos são vistos como softwares específicos para resolver problemas específicos. Essa teoria permite equacionar problemas recorrentes no estudo da psicologia humana, como a relação entre cultura e comportamento, a evidente flexibilidade do comportamento humano, sua capacidade de ajuste às muitas condições ambientais diferentes; ao mesmo tempo, a psicologia evolucionista pode fornecer uma base adequada às teorias de aprendizagem existentes, bem como fornecer fundamentação às ciências humanas, como a antropologia e a sociologia.

Sugestões de leituras:

Dennett, D. C. (1995). A perigosa idéia de Darwin: a evolução e os significados da vida. Rio de Janeiro: Rocco.

Hardy, S. B. (2001). Mãe Natureza: uma visão feminina da evolução. Rio de Janeiro: Campus.
Miller, G. (2001). A mente seletiva. Rio de Janeiro: Campus.

Pinker, S. (1998). Como a mente funciona. São Paulo: Companhia das Letras.

Pinker, S. (2004). Tábula rasa. São Paulo: Companhia das Letras.

Ridley, M. (1996). As origens da virtude: um estudo biológico da solidariedade. Rio de Janeiro: Record.

No comments: