Análise de programas de TV como produto cultural é o assunto do Café Científico Salvador de Março de 2013
Café Científico Salvador, 22 de Março de 2013 - 18:00
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.
ANÁLISE DE COMUNICAÇÃO E CULTURA: PROGRAMAS DE TELEVISÃO
Itania Maria Mota
Gomes
(Faculdade de Comunicação, UFBA)
A importância que a televisão
assume no Brasil ainda não produziu, como resultado, o desenvolvimento de
métodos de análise adequados de seus produtos. O mais freqüente é que a
televisão seja tomada a partir de abordagens mais gerais, macroeconômicas,
históricas ou sociais, e que o programa televisivo, enquanto um produto
cultural com certas especificidades, seja deixado de lado. Na maior parte dos
casos, os estudos que tomam a televisão como seu objeto de investigação, ainda
que considerem seus produtos, tendem a se dispersar em direção a outros objetos
de análise, afastando-se da análise dos programas efetivamente produzidos e
veiculados. A pouca ênfase nos produtos televisivos, tomados eles mesmos como
objeto empírico, tem resultado numa certa fragilidade teórica e metodológica
quando se trata de descrever, analisar, interpretar os modos de funcionamento,
as especificidades, as características do programa televisivo.
O encontro Café Científico terá
como objetivo mostrar a importância da análise de produtos midiáticos, tomando
como objeto programas televisivos. Será dada ênfase aos conceitos de gênero
midiático, modo de endereçamento, estrutura de sentimento, formação discursiva.
O encontro se realizará a partir da exibição e análise de programas
televisivos, problematizando as relações entre televisão e cultura popular;
televisão e entretenimento; hibridização e qualidade dos produtos televisivos.
Para ler mais:
GOMES, Itania Maria Mota (Org.).
Gênero televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo, Salvador, Edufba,
2011. Disponível em http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1585
GOMES, Itania Maria Mota. “Gênero
televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de
Jesús Martín-Barbero” in Revista Famecos. Mídia, cultura e tecnologia, Porto
Alegre, v. 18, n. 1, p. 111-130, jan./abr. 2011. Disponível em
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/8801/6165
GOMES, Itania Maria Mota. “O que
é o popular no jornalismo popular” in FREIRE FILHO, João; GRANJA COUTINHO,
Eduardo; e PAIVA, Raquel (orgs.). Mídia e Poder: Ideologia, Discurso e
Subjetividade, Rio de Janeiro, Ed. Mauad X, 2008;
GUTMANN, Juliana. FERREIRA,
Thiago Emanoel & GOMES, Itania Maria Mota. “Eles estão à solta, mas nós
estamos correndo atrás. Jornalismo e entretenimento no Custe o que Custar”,
Revista e-compós, Vol. 11, nº2 maio-agosto de 2008;
(http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/331/286 )
GOMES, Itania Maria Mota.
“Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos,
operadores de análise” in Revista e-compos, edição 8, abril de 2007;
(http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/126/126 )
No site do Grupo de Pesquisa em
Análise de Telejornalismo (www.telejornalismo.facom.ufba.br), é possível encontrar quase toda a produção
científica da palestrante, além das monografias, dissertações e teses por ela
orientadas.
No comments:
Post a Comment