Friday, March 15, 2013

Análise de programas de TV como produto cultural é o assunto do Café Científico Salvador de Março de 2013


Café Científico Salvador, 22 de Março de 2013 - 18:00

Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.



ANÁLISE DE COMUNICAÇÃO E CULTURA: PROGRAMAS DE TELEVISÃO

Itania Maria Mota Gomes

(Faculdade de Comunicação, UFBA)


A importância que a televisão assume no Brasil ainda não produziu, como resultado, o desenvolvimento de métodos de análise adequados de seus produtos. O mais freqüente é que a televisão seja tomada a partir de abordagens mais gerais, macroeconômicas, históricas ou sociais, e que o programa televisivo, enquanto um produto cultural com certas especificidades, seja deixado de lado. Na maior parte dos casos, os estudos que tomam a televisão como seu objeto de investigação, ainda que considerem seus produtos, tendem a se dispersar em direção a outros objetos de análise, afastando-se da análise dos programas efetivamente produzidos e veiculados. A pouca ênfase nos produtos televisivos, tomados eles mesmos como objeto empírico, tem resultado numa certa fragilidade teórica e metodológica quando se trata de descrever, analisar, interpretar os modos de funcionamento, as especificidades, as características do programa televisivo.

O encontro Café Científico terá como objetivo mostrar a importância da análise de produtos midiáticos, tomando como objeto programas televisivos. Será dada ênfase aos conceitos de gênero midiático, modo de endereçamento, estrutura de sentimento, formação discursiva. O encontro se realizará a partir da exibição e análise de programas televisivos, problematizando as relações entre televisão e cultura popular; televisão e entretenimento; hibridização e qualidade dos produtos televisivos.


Para ler mais:
GOMES, Itania Maria Mota (Org.). Gênero televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo, Salvador, Edufba, 2011. Disponível em http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1585

GOMES, Itania Maria Mota. “Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero” in Revista Famecos. Mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 111-130, jan./abr. 2011. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/8801/6165

GOMES, Itania Maria Mota. “O que é o popular no jornalismo popular” in FREIRE FILHO, João; GRANJA COUTINHO, Eduardo; e PAIVA, Raquel (orgs.). Mídia e Poder: Ideologia, Discurso e Subjetividade, Rio de Janeiro, Ed. Mauad X, 2008;

GUTMANN, Juliana. FERREIRA, Thiago Emanoel & GOMES, Itania Maria Mota. “Eles estão à solta, mas nós estamos correndo atrás. Jornalismo e entretenimento no Custe o que Custar”, Revista e-compós, Vol. 11, nº2 maio-agosto de 2008; (http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/331/286 )

GOMES, Itania Maria Mota. “Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise” in Revista e-compos, edição 8, abril de 2007; (http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/126/126 )
No site do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (www.telejornalismo.facom.ufba.br),  é possível encontrar quase toda a produção científica da palestrante, além das monografias, dissertações e teses por ela orientadas.

No comments: