Café Científico Salvador discute a inserção e o papel da tecnologia na escola
Café Científico Salvador, 11/01/2013 - 18:00
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.
TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E A ESCOLA: FERRAMENTA, METODOLOGIA OU CONTEÚDO?
Amanda Amantes
(FACED-UFBA)
Apresenta-se uma discussão e reflexão sobre a inserção
da tecnologia na escola a partir de três parâmetros: como ferramenta para
exposição de conteúdo, como metodologia para a aprendizagem e como conteúdo
incorporado nas aulas de Ciências. O foco será estabelecer um diálogo sobre o
que é tecnologia e como ela vem sendo trabalhada nas escolas de maneira geral.
Tendo em vista as discussões no meio acadêmico sobre a relação entre Ciência e
Tecnologia, uma breve reflexão será proposta no sentido de avaliar as potencialidades
e limites de integração dos conteúdos desses dois domínios, assim como as
consequências e resultados esperados quando essa abordagem é realizada. Enfim,
a proposta é, além de discutir aspectos com os quais estamos lidamos atualmente
no âmbito escolar no que diz respeito à inserção da tecnologia, levantar outras
questões sobre como, quando e até que ponto utilizar tecnologia nas suas
diferentes perspectivas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
Algumas Referências:
AMANTES,
A. Contextualização no ensino de Física: feito sobre a evolução do entendimento
dos estudantes. Tese de doutorado, UFMG, 2009, 275p.
BYBEE, Rodger. The Sisyphean Question in Science
Education: What should the Scientifically and Technologically Literate Person
Know, Value and Do-as a Citizen? In: BYBEE, Rodger (Ed.).
Science-Technology-Society.Washington, DC: National Science Teachers
Association, 1985.
MORTIMER,
E. F; SANTOS, W. L. P. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS
(Ciência- Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio:
Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2000.
OLIVEIRA,
Fábio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda. O ensino de Física Moderna, com
enfoque CTS: um tópico para o Ensino Médio – Raios X. [Rio de Janeiro]: UFRJ,
2006.
Disponível
em:
.
Acesso em: 05 mar. 2009.
REIS,
Maria de Fátima. Educação Tecnológica: A montanha pariu um rato? Tendências e
dificuldades da Educação Tecnológica na educação geral, com referência ao
contributo das ciências. Portugal, Porto Editora, 1995, 187p.
No comments:
Post a Comment