CAFÉ CIENTÍFICO DISCUTE DESENVOLVIMENTO
INFANTIL EM SITUAÇÕES ADVERSAS E DE RISCO NA PERIFERIA DE SALVADOR E MELHORIAS
ATRAVÉS DA ARTE!
Café Científico Salvador, 13 de Setembro de 2013, 18:30
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.
Desenvolvimento infantil em situações adversas: das situações
de risco à intervenção através da arte
José Eduardo Ferreira Santos (Instituto de Psicologia, UFBA,
Programa Nacional de Pós - Doutorado - PNPD)
Diversas têm
sido as situações de risco em relação à infância e adolescência que vivem em
situações adversas, caracterizadas pelas condições de risco e mesmo a
existência de violência e negligência. Privadas de direitos fundamentais e
expostas às situações de vulnerabilidade, crianças e adolescentes sofrem
cotidianamente com as condições de risco existentes nos mais diversos contextos
sociais. Em pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de adolescentes na
periferia de Salvador (Santos, 2005, 2010, 2013), encontramos uma miríade de
situações que se constituem em recorrentes danos ao desenvolvimento humano,
dentre eles: maus tratos, negligência, abandono, inserção em trajetórias de
marginalização, tráfico de drogas, assim como a violência em suas diversas
manifestações - doméstica - física,
sexual, psicológica e negligências - e estrutural (Minayo, 2002).
Decerto essas situações provocam danos ao processo de desenvolvimento e muitas
vezes também essas crianças e adolescentes são privados no direito de encontro
com a arte e a cultura, dimensões importantes para o estabelecimento de
projetos de vida e acesso a um universo simbólico que pode contrapor-se e, ao
mesmo tempo, possibilitar a superação das adversidades. Neste sentido, propomos
que profissionais e instituições que lidam com a infância e adolescência em
situações adversas possam contar com os recursos simbólicos presentes na arte
para possibilitar novas significações
nas trajetórias de desenvolvimento, conforme temos desenvolvido na
periferia de Salvador, em Novos Alagados, Plataforma, ao propor o encontro de
crianças e adolescentes com a arte produzida na periferia através do Acervo da
Laje, um espaço com centenas de obras artísticas e históricas, cujo objetivo é
analisar os impactos da arte como possibilidade de intervenção frente às
situações adversas, cuja fundamentação teórica remete à Psicologia Cultural
(Valsiner, 2012).
Para saber mais:
Minayo,
Maria Cecília de Souza. O significado social e para a saúde da violência contra
crianças e adolescentes. In Westphal, Marcia Faria (Org.). Violência e criança.
São Paulo: EDUSP, 2002, p. 95 -114.
Santos,
José Eduardo Ferreira. Travessias: a adolescência em Novos Alagados. Bauru, São
Paulo: EDUSC, 2005.
Santos,
José Eduardo Ferreira. Cuidado com o vão: repercussões do homicídio entre
jovens da periferia. Salvador: Edufba, 2010.
Santos,
José Eduardo Ferreira. Nascente da beleza. São Paulo: Scortecci, 2013.
Valsiner,
Jaan. Fundamentos da Psicologia Cultura. Tradução Ana Cecília de Sousa Bastos.
Porto Alegre: Artmed, 2012.
No comments:
Post a Comment