Saturday, May 30, 2015

NESTE MÊS DE JUNHO, O CAFÉ CIENTÍFICO SALVADOR RETORNA, EM SEU DIA ORIGINAL, ÀS SEGUNDAS, DISCUTINDO COMO PODERIAM FILOSOFIA E CIÊNCIA RELACIONAR-SE, AOS OLHOS DE UM DOS FILÓSOFOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA, LUDWIG WITTGENSTEIN. O TEMA SERÁ ABORDADO POR UM DOS GRANDES ESPECIALISTAS BRASILEIROS NA FILOSOFIA DE WITTGENSTEIN, PROF. JOÃO CARLOS SALLES, REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

O QUE?
CAFÉ CIENTÍFICO SALVADOR – CIÊNCIA E FILOSOFIA EM WITTGENSTEIN.

QUANDO?
1 DE JUNHO DE 2015 (SEGUNDA-FEIRA)

A QUE HORAS? 18:30 HORAS



ONDE? SALA LUIS ORLANDO, BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA (BIBLIOTECA DOS BARRIS), RUA GENERAL LABATUT, 27, BARRIS, SALVADOR-BA

Assista Cafés Científicos anteriores online: tinyurl.com/cssalvador


Ciência e Filosofia em Wittgenstein


João Carlos Salles
Reitor da Universidade Federal da Bahia, professor do Depto. de Filosofia, FFCH/UFBA

Para Wittgenstein, filosofia e ciência não estão no mesmo plano e, de forma radical, ao contrário do que advogam importantes correntes contemporâneas, não se põem exatamente em linha de conta. No Tractatus, afirma: "A filosofia não é uma das ciências naturais. (A palavra 'filosofia' deve significar algo que esteja acima ou abaixo, mas não ao lado das ciências naturais.)". Não é muito diferente sua posição nas Investigações Filosóficas, quando reitera não poder a filosofia ser uma teoria, comportar enfim proposições, mesmo as mais gerais. Pretendemos mostrar não ser trivial nem obscurantista sua posição, podendo a filosofia beneficiar-se dos progressos da ciência, assim como a ciência pode, com proveito, enfrentar os cuidados lógico-epistemológicos resultantes das elucubrações filosóficas. Afinal, mesmo quando projeta o horizonte de suas considerações utópicas para um passado irrecuperável, a filosofia (essa a sua negatividade) sempre lança um desafio radical tanto às pretensões vãs da filosofia quanto aos desvios totalitários da razão científica. 

No comments: