Friday, August 03, 2012

O assunto do primeiro Café Científico Salvador de Agosto são carros elétricos. Uma revolução na tecnologia do automóvel está no horizonte?


Café Científico Salvador - 14/08/2012 - 18:00

Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA  


Veículos elétricos - uma visão do futuro


Jorge José Gomes Martins (Universidade do Minho, Portugal)



Os anos 70 foram anos de mudança paradigmática relativamente aos automóveis, porque a sua evolução passou a debruçar-se predominantemente sobre a emissão de poluentes. Será que hoje estamos a ver uma mudança ainda mais profunda, com a erradicação do automóvel com motor de combustão? Se tal acontecer, a solução certamente será o uso de automóveis elétricos. Por estranho que pareça, os automóveis elétricos já tiveram a sua "idade de ouro", antes da Grande Guerra, na altura em que as deslocações eram somente urbanas e os carros como motores de combustão (a gasolina ou a carvão) eram sujos, barulhentos e sem confiabilidade. Será que estaremos a mover-nos para a nova "idade de platina" do automóvel elétrico? Assim parece, mas antes teremos de resolver alguns dos sérios problemas que ainda afligem a mobilidade elétrica. E a nova mudança trará também novas soluções e filosofias de mobilidade. Será que o novo carro elétrico será tão interessante como o novo eletrodoméstico? Certamente que ainda haverá muitas cabeças que rodarão para ver os futuros veículos elétricos, não pelo ruído que farão, mas pelas soluções inovadoras e pelos designs únicos que esta tecnologia permite. Estamos no despontar de tempos extremamente interessantes para a tecnologia automóvel.

Para ler mais:
Carros Elétricos, de Jorge Martins e Francisco Brito, Publindústria, 2012 (http://www.engebook.com.br/2/7707/Carros-Eletricos)
(algumas páginas deste livro podem ser acessadas em  http://issuu.com/engebook/docs/carros_electricos?mode=window&backgroundColor=%23222222)

No comments: